quinta-feira, 17 de maio de 2007

Enfermagem e a Imprensa

A OE acabou com o discurso do rácio, no entanto, acredito que o fez apenas para os enfermeiros, pela impopularidade do mesmo, e que o mantém para o governo; não com o objectivo de perpetuar o actual ritmo de formação, manifestamente elevado, mas sim para aumentar a dotação dos serviços. Parece-me que a OE se tem colado muito ao discurso do ICN, e é esse o seu discurso, sustentado no argumento da segurança dos doentes; e como certamente devem saber, já sortiu efeito em alguns estados nos USA e no Quebeque, onde foram aprovadas leis que definem rácios e que obrigaram as instituições a aumentar a dotação dos seus serviços.

A propósito da investigação: actualmente quase diariamente, a imprensa publica artigos nos quais se fala dos enfermeiros, e muitas vezes nos projectos de investigação em que estão envolvidos. Pergunto: a que se deve este fenómeno? Finalmente os jornalistas passaram a achar os enfermeiros interessantes, e as histórias que os envolvem? Finalmente os enfermeiros passaram a responder às investidas dos jornalistas? Ou nada disto aconteceu de forma espontânea, mas sim de um trabalho organizado e com objectivos bem definidos?

3 comentários:

Blogger de Saúde disse...

Obrigado pela visita e pelo comentario. Não conhecia o teu blog, pelo que já o coloquei nas Passagens de Turno..

Blogger de Saúde disse...

Esperemos agora, que Enfermagem tenha seguido o melhor Rumo e que a Qualidade Formativa aumente. Espero também que a nossa Carreira siga os passos tomados pela Ordem ,pois só assim teremos os Enfermeiros em unissono.

João Pessoa disse...

próximo passo: aprovação da alteração dos estatutos na assembleia da república