quinta-feira, 10 de maio de 2007

Mais de mil chamadas por dia para a linha telefónica Saúde 24


Em 14 dias, 16 mil pessoas - uma média de 1142 por dia - recorreram à linha telefónica Saúde 24, que permite ao utente esclarecer dúvidas em relação a eventuais sintomas e também receber informações gerais sobre saúde pública ou saber qual o centro de saúde mais próximo.
O serviço telefónico estava a funcionar em período experimental desde 25 de Abril e anteontem foi inaugurado oficialmente pelo primeiro-ministro, que aconselhou os portugueses a terem sempre presente o número da nova linha - 808242424 - sublinhando que "é um serviço em que os portugueses podem confiar". "Os funcionários são do melhor que há em Portugal", disse José Sócrates na inauguração, em Lisboa. As chamadas são atendidas por mais de 300 profissionais, entre os quais 260 enfermeiros, num centro de atendimento que funcionará todos os dias do ano.
Entre os contactos realizados, 24,85 por cento foram de cariz clínico, sendo os restantes de informação geral de saúde. Em breve será possível saber quais são as farmácias de serviço da zona de residência do utente e a Direcção-Geral de Saúde admite a hipótese de a linha poder servir no futuro para marcação de consultas no Serviço Nacional de Saúde.



09.05.2007
lusa
publico.pt

Nenhum comentário: