sábado, 5 de maio de 2007

Farmácias deixam de cobrar taxa nocturna

Medida entra em vigor no dia 14, mas só se aplica a medicamentos com receita do próprio
dia ou do anterior

As farmácias vão deixar de cobrar taxas pelos medicamentos vendidos durante a noite, desde que a pessoa apresente uma receita datada do próprio dia ou do dia anterior. Mas a portaria que determina a suspensão da cobrança da taxa nestes casos (e que era, até agora, de 50 cêntimos) permite simultaneamente que as farmácias mantenham um acréscimo de pagamento nas restantes situações, estabelecendo como valor máximo 1,5 euros.
Ontem publicado, o diploma entra em vigor no próximo dia 14 e não terá um impacte significativo nas farmácias, uma vez que o valor cobrado actualmente era muito reduzido e eram vários os estabelecimentos que já prescindiam da taxa, defende Graça Pereira Lopes, da Associação das Farmácias de Portugal. Se há alguns anos era elevado o número de pessoas que recorria às farmácias de serviço muitas vezes para comprar fármacos ou outros produtos não urgentes - "cheguei a vender adesivos às 4 da manhã", recorda esta dona de uma farmácia do Porto -, actualmente a situação é diferente. "As pessoas já não vão às farmácias durante a noite por qualquer motivo", diz.
Entretanto, o prazo dado às farmácias para o alargamento do horário das 40 para um mínimo de 55 horas semanais termina na próxima segunda-feira, dia a partir do qual todos os estabelecimentos deverão ter em vigor os novos horários. Graça Pereira Lopes defende que esta medida terá um maior impacte nas farmácias, sobretudo as de província, que serão obrigadas a contratar mais pessoal. Mas os proprietários dos estabelecimentos podem fixar o período de funcionamento.


05.05.2007, Alexandra Campos
publico.pt

Nenhum comentário: