sexta-feira, 8 de junho de 2007

Menos um ponto para a DGS

Na generalidade dos serviços as razões mais frequentes para imobilizar um doente são: a agitação psicomotora e a confusão mental; a maior parte das vezes para a sua própria segurança. A violência contra os profissionais de saúde verifica-se com mais frequência na psiquiatria e nos serviços de urgência. É muito menos frequente nos outros serviços.

Esta circular normativa refere-se a todos os doentes, não só, aos doentes violentos e agressivos. Muitas vezes não há outra alternativa senão imobilizar um idoso que tem uma demência, para garantir a sua segurança física.

Esta circular não vem apenas normalizar a contenção física de doentes agressivos e violentos, vem também tornar a imobilização de qualquer doente e em qualquer situação um acto médico. É óbvio que a decisão de imobilizar um doente deve ser uma decisão partilhada, mas a necessidade de uma prescrição médica parece-me ridículo.

Ridículo também, parecem-me as declarações de Guadalupe Simões ao Correio da Manhã. Sugeria-lhe uma visita a uma urgência psiquiátrica.

8 comentários:

Maria da Luz disse...

É dificil aceitar a ideia... dá mesmo para revoltar, penso que imobilizar doentes não é fácil tanto para nós enfermeiros pois só o fazemos em casos extremos mas também os próprios doentes ao serem imobilizados são agredidos psicológicamente por outro lado já que isto passa a ser prescrição médica será concerteza feita opção antes de mais "imobilização quimica"penso eu..
Claro que estamos á espera de medidas para que nós enfermeiros possamos defendermo-nos destas agressães que tantas vezes acontecem.
Não é só em psiquiatria que há doentes agitados..
Pensar na questão e defendermos os nossos direitos é oportuno.
Obrigado colega pela critica

Blogger de Saúde disse...

Critica muito pertinente, mas concordo com a posição anterior, também sempre que seja possivel deve-se optar pela "imobilização Quimica", após devida prescrição médica...

Saúde Materna - Centro de Saúde da Feira disse...

Convidamos todos os presentes a passar no nosso blog e a divulga-lo junto da Populaçao. Este é um PROJECTO com uma populaçao alvo, Casais e Grávidas . Aguardamos a vossa Visita e comentario

http://csfeira.blogspot.com/

Anônimo disse...

Estaparece mais uma daquelas circulaes que devem existir para ficar bonito na capa, mas que na prática são uma idiotice pegada. Prescrições para imobilizações! Isso pressupõe que os enfermeiros não têm capacidade para azer essa avaliação? Ou que têm vindo a fazê-la de forma errónea? Têm aparecido muitos casos de enfermeiros a amarrarem doentes a seu belo prazer? Algum surto de sadismo em enfermagem que eu desconheça? Tenham dó. Mais uma circular normativa cuja principal função foi gastar papel.

Anônimo disse...

Num hospital psiquiatrico, sem medico em presença fisica 24h/dia, vou telefonar-lhe para me vir prescrever a contenção fisica de movimentos de um doente agitado e com risco de agressão? Entre pegar no telefone e a possivel visita médica, ja levei uma dúzia de dentadas e pontapés...pois sim!!!

FILMES MARADOS disse...

http://dossierdeaprendizagem.blogspot.com

Anônimo disse...

Colegas, venho pedir um momento de reflexão e se possível um momento de união. Como já deve ser do vosso conhecimento a reunião de 2ª Feira (24 de Março) entre a OE e o Ministro Mariano Gago não correu NADA BEM, pelo contrário (1º Ciclo).
Penso ser um momento de bater o pé, falarmos todos a mesma linguagem, ou seja, 2º CICLO JÁ. Se as educadoras de infância entre outros têm o 2º ciclo, porque devemos ficar satisfeitos com muito menos. Mais, será que a enfermagem em Portugal não está no patamar de 2º Ciclo. É fulcral, agora e não depois, conversarmos e debatermos o futuro da enfermagem. Era bom o tema e ordem do dia ser processo de Bolonha 2º Ciclo para os enfermeiros.
Falemos do assunto nas escolas, nos sindicatos, na ordem, nos hospitais, nos centros de saúde, lares, clínicas, ou seja, no café, na cama, em todo o lado. Informem, procurem informar, procurem informação, não podemos parar de falar nisto até conseguirmos.
OS ENFERMEIROS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS
É altura de todos, Directores, Supervisores, Chefes, Enfermeiros Especialistas e Enfermeiros de todas as áreas unirem esforços. Temos de fazer pressão. Não vamos, nem podemos esperar por alguém e/ou por entidades, cada um tem de falar e mostrar a sua indignação, frustração e revolta. CHEGOU O MOMENTO ou é agora, ou nunca mais será. Vamos falar e obrigar a falar.

Anônimo disse...

A Guadalupe há muito tempo que não trabalha...